Last Updated on junho 8, 2024 by Seiva Carvalho
Mudar-se para um novo país é uma grande experiência de vida, não importa qual seja a sua idade. E fazer uma mudança em família para Portugal significa que todos passarão por um processo de adaptação antes de, verdadeiramente, se sentirem em casa.
Tanto os pais quanto os filhos terão que lidar com emoções intensas e a necessidade de se ajustar a uma nova realidade. Mas, como você pode se preparar para isso? O que os pais devem levar em consideração antes de se mudar? As crianças vão ficar bem?
Sem dúvida esse será um longo processo, mas isso não significa que precisa ser muito desafiador. Este artigo responderá à maioria de suas perguntas e te ajudará a entender como sua família pode se ajustar melhor ao novo país. Continue lendo até o final para se certificar de não pular nenhuma dica!
Prepare seus filhos para a mudança em família para Portugal
Mudar-se de país não envolve apenas procurar uma nova casa e fazer um planejamento financeiro. especialmente quando isso envolve também outras pessoas.
A primeira coisa que você precisa fazer é garantir que todos estejam na mesma sintonia; a relocação não é fácil para adultos, muito menos para crianças. Mesmo que você e seu cônjuge estejam animados, as crianças às vezes têm dificuldade em aceitar deixar seus amigos para trás.
Nesta primeira fase, recomendamos ser aberto com seus filhos, dizendo-lhes exatamente por que você decidiu ir morar em Portugal, não importa o quão jovens eles sejam. Seria melhor se você não agisse como se eles fossem muito imaturos ou não pudessem ter uma palavra a dizer na família.
Eles merecem entender as coisas como elas são, e precisarão de força para enfrentar os novos desafios relacionados ao processo de imigração.
Identifique as melhores regiões para sua família
Você está preocupado em se adaptar a um lugar totalmente diferente? Respire fundo. A melhor maneira de fazer uma mudança em família para Portugal de forma suave é escolher a cidade que mais se adequa as necessidades de todos.
Um fato bastante conhecido pelos brasileiros que decidem ir morar em Portugal é a possibilidade de obter uma excelente qualidade de vida a um baixo custo de vida. Mas, escolher o melhor lugar para morar com sua família envolve também uma ampla pesquisa sobre as comodidades que a região oferece para todos.
A cidade escolhida oferece bons centros de saúde pública? A região é próspera para quem busca um contrato de trabalho? O bairro possui bons acessos ao sistema de transporte público?
De fato, Portugal não é um país grande, mas ainda contém muita diversidade nas suas cidades. Vamos seguir em frente e explorar a cidade mais adequada em Portugal para você.
Pode levar algum tempo para descobrir qual cidade é mais adequada às suas necessidades, mas Portugal tem algo para todos, então você logo encontrará a melhor região.
Lisboa
Lisboa, a capital portuguesa, é uma das principais escolhas para quem decide fazer uma mudança em família para Portugal. Sendo um lugar bonito e histórico, Lisboa está inundada de expatriados de vários países.
A cidade também é ideal para empresários e empreendedores; quase todo mundo é capaz de se ajustar aqui facilmente. E possui mais oportunidades para quem está em busca de um emprego. Porém, vale a pena mencionar que essa é uma das cidades mais caras para morar em Portugal. O que pode pesar na conta bancária de muitos expatriados.
Contudo, você encontrará as maiores comunidades de estrangeiros em Lisboa.
Porto
A segunda cidade mais amiga dos expatriados em Portugal é o Porto. Em contraste com Lisboa, o Porto é mais acessível e também tem uma grande comunidade de estrangeiros. Uma localização norte calmante, com segurança e cuidados de saúde adequados, permite que as famílias se ajustem ao Porto sem esforço.
Além disso, algumas das melhores Escolas Internacionais estão localizadas no Porto, o que é uma grande atração para os expatriados.
Aveiro
Se você é um aposentado e quer passar seus melhores anos em paz, deve conhecer Aveiro. Aveiro é uma cidade pequena, mas cheia de locais históricos e de encanto. Sendo um expatriado, você rapidamente se encaixará na comunidade desta uma pequena cidade portuguesa.
Talvez essa não seja a melhor escolha para quem está buscando oportunidades de trabalho. Mas é uma das escolhas preferidas de muitos nômades digitais e pessoas com renda passiva.
Braga
Braga tem se tornado a queridinha de muitos brasileiros que decidem morar em Portugal. Essa é uma cidade muito descontraída, com menos turistas do que Lisboa, Porto ou Algarve. É extremamente pacífica, bonita e está entre as 10 cidades mais felizes da Europa (de acordo com o Idealista).
O salário mínimo na cidade não é dos melhores, mas o baixo custo das coisas equilibra tudo. Os preços dos imóveis em Braga também são muito mais acessíveis do que nas regiões mais populares. Aliás, vale a pena lembrar que o salário mínimo em Portugal está longe de ser um dos melhores da União Europeia.
Algarve
O clima calmo e agradável do Algarve é uma grande atração para expatriados e moradores locais. A região tem uma grande comunidade de estrangeiros que decidiram fazer uma mudança em família para Portugal.
A maioria dos aposentados mudam-se para o Algarve para desfrutar da vida numa bela cidade, depois de tanto trabalhar durante anos. As Escolas Internacionais são fantásticas e os adultos têm acesso às melhores oportunidades para suas carreiras.
Apresente a nova cultura e língua à família
Partilhe a sua emoção em mudar-se para Portugal! Deixe sua família saber o que o faz tão feliz no país e mostre-lhes todas as vantagens de viver aqui e o quanto eles também vão amá-lo.
É uma ótima ideia passar um tempo juntos planejando onde morar, descobrindo as diferenças linguísticas e conhecendo melhor a história do país. Assista filmes sobre Portugal, ouça música portuguesa e se aventure na culinária local!
Associe bons momentos a sua mudança em família para Portugal. Isso tornará mais fácil para todos identificar pontos positivos na realocação. E vá devagar; você não quer que sua família se sinta sobrecarregada por este novo capítulo.
Encontre uma escola onde seus filhos não se sintam estranhos
Como a adaptação da família de expatriados em Portugal não depende apenas dos pais, é imperativo garantir que os seus filhos se sintam à vontade na escola. Tente matriculá-los em uma escola onde eles não se sintam como um peixe fora d’água, mas sim parte de uma comunidade.
Uma escola amiga dos expatriados permitirá que os seus filhos aceitem a comunidade de Portugal de forma mais eficaz. Portugal tem uma vasta gama de escolas que acolhem estudantes estrangeiros e portugueses, incluindo as internacionais, que usam currículos em inglês, português, francês e alemão.
Além das escolas internacionais, as cidades de Portugal também têm boas escolas públicas, seja para o ensino primário ou ensino secundário. Para os expatriados, é uma tarefa enorme decidir qual escola é melhor para seus filhos. Um dilema comum que a maioria dos expatriados passa é “Devo matricular meu filho em uma escola particular ou em uma escola pública?”.
Vamos seguir em frente para descobrir a razão por trás disso.
O ensino público é feito apenas em português. Assim, os professores e alunos conversam no idioma local. Já o ensino privado é muitas vezes realizado em inglês e também oferece muito mais atividades extracurriculares, ajudando seus filhos a se desenvolverem e liberarem seu verdadeiro potencial.
Entenda as etapas do processo de adaptação
Em uma mudança em família para Portugal, em algum momento todos podem se sentir divididos, irritados e tristes, como se não pertencessem a nova comunidade. E está tudo bem! Tudo faz parte de um processo de adaptação que tem etapas bem conhecidas:
- Fase de Lua de Mel: No início, você vai amar Portugal incondicionalmente. Parecerá até que você está de férias.
- Choque cultural: Então, você começa a ver as coisas como elas são. Você sente falta de sua terra natal e de sua própria cultura, e se sente como um estranho.
- Raiva: De repente, você odeia este estranho país e o compara com o seu próprio o tempo todo. Você pode querer voltar e desistir do sonho.
- Tristeza: Depois de toda a raiva ter desaparecido, sente-se triste com o que sente falta, apesar de ter tanta coisa em Portugal.
- Aceitação: Lentamente, você começa a ser racional sobre isso. Portugal não é pior ou melhor do que o seu país, mas apenas diferente.
- Integração: Finalmente, você aprendeu a desfrutar do que há de bom em Portugal. Agora você se sente em casa. Você não esquece sua terra natal, mas já está bem adaptado e respeita os dois países.
Tal como acontece com o luto, a adaptação é intensa e o processo pode levar algum tempo para alcançar a aceitação e a integração final. É importante saber que não irá de um estágio para outro sozinho; terá que trabalhar nisso, e ter a ajuda de outros expatriados também pode ser útil.
Considerando que todos os membros da sua família de expatriados em Portugal estarão a passar por este processo em simultâneo, pode imaginar que todos precisarão de todo o apoio que puderem obter.
Mantenha contato com seus amigos e familiares em sua terra natal
Adaptar-se a um novo país não significa esquecer suas origens. De forma alguma permita-se afastar-se da família e amigos reais em seu país de origem. Claro, eles não conseguem entender o que você está passando; apenas aqueles que vivem isso o fazem, mas eles são a base de sua identidade.
Especialmente para as crianças, manter contato com avós e primos é muito importante. Eles devem conhecer sua família e de onde vêm, e devem se orgulhar de suas origens.
Além disso, estar longe dos entes queridos é difícil. Certifique-se de manter contato e nutrir seus relacionamentos, mesmo à distância.
- Leia também: Onde vivem os brasileiros em Portugal, e encontre sua comunidade.
Seja paciente e solidário (com si próprio também)
Como pai, espera-se que você coloque seus filhos em primeiro lugar. No entanto, ajudaria se você não se esquecesse de cuidar de sua saúde mental. Imigrar é uma carga pesada em suas emoções. Se você não estiver bem o suficiente para cuidar de sua família, eles não se ajustarão tão bem quanto poderiam.
As crianças muitas vezes copiam o comportamento e são guiadas pelo que dizemos ser certo ou errado. Se você está bem integrado, eles também estarão.
Não os force demais e não se esforce demais. Cada pessoa leva a vida de forma diferente. Os seus filhos podem adaptar-se rapidamente a Portugal, mas esse pode não ser o seu caso.
Além disso, você pode facilmente fazer novos amigos, mas seu cônjuge pode lutar. E tudo bem. Você não precisa se adaptar perfeitamente depois de seis meses; às vezes, pode até levar de 1 a 2 anos.
Tudo o que vocês precisam fazer como família é estar lá um para o outro. Vocês passarão por isso juntos e terão sucesso juntos. Não se sinta envergonhado de procurar um terapeuta, se for esse o caso. Um profissional de saúde mental pode ser perfeito para orientar você ou sua família a entender o que vocês estão passando e alcançar a integração.
Olhe para o futuro com otimismo
A comunidade de expatriados em Portugal cresce cada vez mais a cada dia. De acordo com os dados oficiais da PORDATA, existem quase 700 mil estrangeiros vivendo em Portugal, o número mais significativo alguma vez registado.
As pessoas mudam-se para Portugal por várias razões diferentes. A vida aqui pode ser maravilhosa; após o período de adaptação, torna-se mais fácil ver isso. Conversar com expatriados em Portugal pode ser a sua melhor chance de fazer novos amigos no começo, porque eles entendem o que é ser um estrangeiro.
E não se preocupe! Chegará um momento em que a sua família de expatriados estará perfeitamente integrada em Portugal. As crianças muitas vezes tendem a surpreender seus pais.
Se quiser conhecer outros expatriados em Portugal, junte-se ao nosso Grupo de Facebook – Tudo Sobre Portugal Para Expatriados, nele você poderá partilhar as suas experiências e inspirar-se nos outros!
Tenha expectativas realistas
Indiscutivelmente, uma mudança em família para Portugal tem seus benefícios e desvantagens. Antes de se mudar para Portugal, você deve conhecer os prós e contras de viver no país. Afinal, não existe perfeição.
Prós
Aqui estão algumas vantagens de viver em Portugal:
- Clima e ambiente fabulosos;
- Segurança e proteção;
- Imóveis acessíveis;
- Estilo de vida descontraído;
- Alimentos baratos e saudáveis;
- Cultura rica;
- Pessoas hospitaleiras.
E muitos mais. Então, quão animado você está para se mudar para este país rico em herança?
Contras
Antes de se decidir, considere os contras de se mudar para Portugal também. Aqui estão alguns dos mais importantes:
- Barreiras linguísticas;
- Burocracia;
- Aumento da demanda por imóveis;
- A integração pode ser um desafio;
- Falta de bons transportes públicos nas pequenas cidades;
No entanto, a maioria dos expatriados se acostuma com a nova cultura. Se aceitar estas coisas antes de se mudar para Portugal, será mais fácil adaptar-se à cultura e ajudar a sua família a fazer o mesmo.
Precisa de ajuda para sua mudança em família para Portugal?
Gostaríamos apenas de tranquilizá-lo mais uma vez antes de terminar o artigo. Pode levar um tempo, mas você se ajustará perfeitamente com sua família de expatriados em Portugal. Centenas de famílias passam pelo mesmo processo todos os anos, e você nunca estará sozinho.
Além disso, você tem a Viv Europe para ajudá-lo com seu processo de realocação, encontrar sua nova casa, matricular seus filhos na escola e obter seu seguro de saúde. Entre em contato conosco quando estiver pronto para este novo capítulo, e deixe-nos lidar com a burocracia.
No que diz respeito à ajuda externa, temos uma comunidade de mais de 15.000 entusiastas de Portugal no nosso Grupo do Facebook – Tudo Sobre Portugal para expatriados prontos para te ajudar e guiá-lo através de experiências pessoais. Sinta-se à vontade para fazer novos amigos e ouvir suas histórias! Boa sorte!