Last Updated on maio 7, 2024 by Seiva Carvalho
Viver em Portugal é, como milhares de expatriados podem confirmar, uma decisão muito satisfatória. Não, é maravilhoso! No entanto, nem tudo o que brilha é ouro. Há, de fato, alguns desafios de ser um expatriado em Portugal que as pessoas nunca lhe falam.
Nem todos estão aptos para viver no exterior. É preciso coragem, mas também muita resiliência e versatilidade. Você terá que se adaptar ao novo país para viver bem, e nem todos são capazes de fazer isso sem passar por alguns problemas. Confira a parte difícil de morar em Portugal sendo um imigrante neste nosso artigo.
1. Você sentirá falta de sua terra natal
Seja uma piada ácida do destino, ou não, quando nos mudamos para o país da Saudade não podemos escapar dela. A Saudade é uma palavra que só existe na língua portuguesa, e representa aquele sentimento nostálgico que a falta de um lugar ou pessoa traz. E de uma coisa tenha certeza: grande parte da cultura portuguesa gira em torno desse sentimento.
Simplesmente não há como contornar isso. Uma vez que você viveu em Portugal por tempo suficiente, e a fase de lua de mel desaparece, o casamento real começa. Você começa a ver Portugal como ele realmente é, com falhas e tudo mais. Então, você começa a compará-lo com sua pátria, e por alguma razão, você sente muita falta dela!
Claro, você provavelmente ainda vai amar Portugal, mas tenho certeza que sua terra natal tem um lugar especial em seu coração. E sempre terá.
Um dos maiores desafios de ser um estrangeiro em Portugal é lidar com esse sentimento de querer estar em casa com seus familiares e amigos. Mas, mesmo que você saia e visite sua terra natal por um tempo, algo estranho vai acontecer: você vai sentir falta de Portugal também!
Prepare-se, porque seu coração será dividido. Quem sabe, talvez porque você morou em Portugal, você vai aprender a lidar com saudade. Ainda estou aprendendo depois de 5 anos.
2. A comunicação pode se tornar um desafio
Apesar de brasileiros e portugueses compartilharem da mesma língua materna, o português de Portugal tem lá suas diferenças em relação ao português falado no Brasil. E essa diferença linguística pode se tornar um dos desafios de ser um estrangeiro em Portugal, mesmo você sendo falante do português.
Apesar de ser a mesma língua, existem diferenças de vocabulários, sintaxe e fonética entre o português de Portugal e do Brasil, e é comum encontrar palavras que possuem sentidos totalmente diferentes em ambos os países. Por exemplo: propina, que em Portugal trata-se do pagamento de mensalidades, e já no Brasil é associado a um ato de corrupção.
Assim como também é bastante comum terem termos bem distintos para falar sobre a mesma coisa. Um exemplo disso é o famoso cafezinho brasileiro que em Portugal se torna uma bica. E já imaginou chegar em uma loja para comprar cuecas e a vendedora lhe trazer calcinhas?
Você também vai gostar de ler: 15 curiosidades sobre Portugal que você provavelmente não sabia
3. Tudo é diferente aqui – e isso pode ser negativo
Tenho certeza de que você decidiu se mudar para Portugal exatamente porque é um país de hábitos e culturas diferentes. claro, não podemos esquecer da excelente qualidade de vida que o país oferece. De fato, Portugal é maravilhoso e é muito fácil se apaixonar por ele. Mas, viver em uma cultura diferente pode se tornar um pouco complicado.
Sem mencionar ter que entender como funciona a burocracia, as refeições, os dilemas sociais, as regras de trânsito, e assim por diante. Todas essas mudanças em nossos antigos hábitos se transformam em grandes desafios de ser um estrangeiro em Portugal.
Você se sentirá estranho fora do ambiente que já está acostumado, e isso pode ser cansativo. Às vezes é como se você precisasse reaprender a vida. Felizmente, você não está sozinho, e de fato, há milhares de estrangeiros vivendo em Portugal. A comunidade de expatriados no país continua crescendo ano após ano.
O que te faz diferente também é o que te torna interessante, e os portugueses adoram falar com estrangeiros. Você só tem que aprender a lidar com o sentimento de estar fora do seu lugar de conforto até se sentir em casa. E isso provavelmente será mais cedo do que você pensa.
4. Você terá que criar um novo círculo social
Fazer novos amigos pode ser difícil para algumas pessoas. A vida adulta vem para todos nós, e de repente temos dificuldade em se envolver em novos relacionamentos com estranhos. Especialmente se você é um introvertido poderá sofrer para criar um novo círculo social do zero.
Mas não se preocupe, você não é o único peixe fora da água por aqui. Há muitos expatriados vivendo em Portugal, enfrentando o mesmo tipo de desafios que você. Além do mais, nós somos animais sociais, e por mais que possa ser um pouco complicado no início, você encontrará um grupo para fazer parte.
Tente se juntar a grupos sociais no Facebook em torno de sua área. É uma maneira fantástica de conhecer outros expatriados e fazer novos amigos. Talvez participar de uma aula de Yoga, aulas de idiomas, ou até mesmo uma academia para conhecer novas pessoas, seja uma boa ideia.
E nunca subestime o hábito português de dizer Bom dia ao seu vizinho. Os portugueses são, em geral, pessoas amigáveis e acolhedoras. Nunca se sabe quando você poderá conhecer seu próximo melhor amigo local.
5. Sua família pode ter dificuldades para se adaptar
Claro, passar por dificuldades para se adaptar é difícil. Mas, não é nada comparado com a dor de ver sua família se sentir impotente. Cada um de nós reage de forma diferente aos eventos da vida, e algumas pessoas podem levar a mudança mais difícil do que outras. Algumas pessoas simplesmente não gostam de mudar nada.
Então, ver seu parceiro com saudades de casa é algo difícil. Pior ainda é ver seus filhos feridos. Especialmente quando as crianças são mais jovens, elas podem ter dificuldade em ficar longe de seus avós e velhos amigos da escola.
Eles também terão seus próprios desafios de ser um expatriado em Portugal. Ir para uma nova escola em Portugal poderá ser estranho o suficiente, além é claro da cultura e fazer novos amigos… É uma lista completa de adaptações a serem cuidada.
Você pode superar os desafios de ser um estrangeiro em Portugal?
Portugal é um país lindo para se viver, mas infelizmente, nem todos podem se adaptar à vida como expatriado. É preciso coragem para viver bem no exterior, além de também ter a mente aberta. Mas, se você está confortável com a mudança e disposto a viver uma aventura, por que não?
Ser um expatriado em Portugal é uma experiência de mudança de vida que, para nós, deve ser experimentado por todos. Claro, há desafios de ser um estrangeiro em Portugal. Mas também há muitas recompensas!
Você pode viver em um dos países mais seguros do mundo, que oferece um bom sistema nacional de saúde pública, com pessoas amigáveis, dias ensolarados, ar fresco, paisagens naturais deslumbrantes e um baixo custo de vida. Sem contar que com um visto de residência de Portugal você poderá viajar livremente para outros países da União Europeia.
Algumas dicas que podem facilitar sua adaptação na mudança para Portugal, são:
- Faça uma ampla pesquisa sobre a cultura e estilo de vida da cidade portuguesa que você pretende morar;
- Tenha um bom planejamento financeiro para evitar surpresas em sua conta bancária;
- Se você está em busca de um contrato de trabalho, é recomendável começar sua busca por oportunidades antes de começar a mudança;
- Considere contratar uma assistência especializada em imigração para te ajudar em todo o processo. Você verá o quanto vale a pena ter alguém para lidar com toda a burocracia dos serviços públicos português para você;
- Participe de grupos de expatriados e faça novos amigos.
Precisa de ajuda para se mudar para Portugal?
Portugal está se tornando bastante popular, e devemos desfrutar do privilégio de estar aqui. Melhor ainda, devemos apreciar o quão imperfeitamente perfeita é nossa jornada de expatriados. Se você quiser enfrentar esses desafios para viver sua melhor vida em Portugal, bem-vindo ao clube! Vai ser um ótimo passeio!
E não se esqueça, se você precisar de alguma ajuda em qualquer fase do seu processo de mudança para Portugal, entre em contato com a Viv Europe. Seja para te ajudar com a requisição de um visto de trabalho, a encontrar um imóvel ideal ou com a matrícula de seus filhos no ensino público, nossa equipe de profissionais está sempre pronta para tornar realidade o seu plano de viver em Portugal.
Além disso, considere se juntar à nossa comunidade online no grupo do Facebook: Tudo sobre Portugal para Expatriados. Lá, você conhece outras pessoas que estão se mudando ou morando em Portugal, e que estão prontas para compartilhar as experiências mais autênticas.
Aproveite também para conferir outros artigos em nosso blog. Aqui você encontra diversos conteúdos sobre os vistos para Portugal, tira suas dúvidas como está o salário mínimo no país entre muitas outras coisas.