Last Updated on novembro 16, 2024 by Seiva Carvalho
Ao se mudar para um novo país, você precisará entender a cultura local e a diversidade de crenças religiosas. Conhecer a situação te dará mais tranquilidade para expressar suas próprias crenças. Este artigo destina-se a ajudá-lo a entender tudo sobre como é a religião em Portugal para você se preparar melhor antes de se mudar.
Mudar-se para um novo país nunca é fácil, e todos os aspectos da vida devem ser bem pensados. Na maioria dos países europeus, o catolicismo abrange uma grande parte da comunidade. E ao longo da história de Portugal, a igreja católica tem desempenhado um papel essencial no desenvolvimento social e político do país. Mas, se engana quem acha que essa é a única religião que os portugueses seguem.
Continue lendo para saber mais sobre a diversidade religiosa em Portugal e a lista de feriados celebrados pelas comunidades!
Qual é a principal religião da Portugal?
Embora o catolicismo faça parte de uma grande parte da história do país, Portugal não tem nenhuma religião oficial. As pessoas aqui são livres para praticar qualquer ideologia que apoiem sem quaisquer pressões sociais ou intercessão. No entanto, se olharmos para as estatísticas, a religião mais prevalente no país é o cristianismo, com 83% do país se identificando como cristãos.
Quase cinco décadas atrás, as opiniões da sociedade eram significativamente mais restritivas e proibitivas para outros sistemas de crenças.
No entanto, as coisas mudaram drasticamente desde 1974, após a Revolução dos Cravos, que declarou a liberdade de culto para todas as religiões no país. Portugal é agora o lar de muitos expatriados que praticam livremente suas crenças.
Uma lista das principais religiões que você encontrará em Portugal são:
- Catolicismo e Cristianismo
- Judaísmo
- Islamismo
- Sikhismo
- Ateísmo
- Agnosticismo
Existe liberdade religiosa em Portugal?
Uma das melhores coisas da comunidade portuguesa é a sua tolerância para com a diversidade. Não importa onde os expatriados vivam, eles se sentem bem-vindos e seguros, independentemente de sua religião ou etnia. A Lei de 2001 protege as pessoas que vivem em Portugal, declarando o seu direito de praticar a liberdade religiosa sem discriminação.
A Lei da liberdade religiosa declara que o Estado e seu povo são responsáveis pela promoção dos direitos humanos e da solidariedade. Também menciona o princípio da tolerância como um dos principais interesses na resolução de conflitos entre pessoas com diferentes crenças. Embora a lei proteja completamente seus residentes, raramente há necessidade de progredir com esses conflitos legalmente.
A tolerância e a liberdade de expressão estão ativamente presente na nação. E mesmo os estrangeiros que se mudam para cá são muito abertos e acolhedores. Juntamente com as leis para proteger todas as ideologias e indivíduos, os locais de trabalho também oferecem oportunidades iguais sem qualquer preconceito. Leia até ao final para saber mais sobre as várias comunidades religiosas que encontrará em Portugal.
A comunidade cristã em Portugal é muito expressiva
Portugal é historicamente um país católico romano com comunidades interligadas que se apoiam espiritualmente. A grande maioria tem ancestrais cristãos e eles têm orgulho de expressar suas crenças das maneiras mais bonitas.
O catolicismo é tradicionalmente a principal religião em Portugal
Uma vez que Portugal tem uma história católica, a religião é uma parte significativa da cultura e das tradições do seu povo. O catolicismo se espalhou principalmente dentro das zonas geográficas após a criação do Império de Portugal no século 15. Devido à tradição, às vezes pode-se notar que a geração mais velha é mais ativamente participativa do que a mais jovem.
A igreja evangélica tem crescido nos últimos anos
A comunidade de evangélicos excede duzentas mil pessoas, dos quais muitos são expatriados da Ucrânia e de outras partes da Europa. Semelhante a outras heranças religiosas, o governo trabalha para proteger a comunidade evangélica por todos os meios. Um fato interessante é que mais de trezentas igrejas foram implantadas em Portugal nos últimos anos, totalizando quase quarenta e seis mil.
A comunidade judaica sefardita em Portugal
Durante muitos anos, a comunidade judaica sefardita fez parte do patrimônio cultural de Portugal. Para preservar e salvaguardar o legado, a Câmara de Lisboa aprovou recentemente a construção de um Museu Judaico.
A história da comunidade judaica sefardita remonta há quase 80 anos! Quase oitenta mil judeus descobriram que Portugal era um lugar seguro, mesmo durante a década de 1930, quando os judeus alemães procuravam refúgio.
A segunda cidade mais famosa de Portugal, o Porto, viu um aumento de dez vezes na comunidade judaica sefardita desde 2013. Não temos dúvida você encontrará a sua comunidade como um expatriado no país.
A comunidade muçulmana em Portugal
Portugal é um país que incentiva o diálogo inter-religioso, e você ficará surpreso com o número de comunidades internacionais no país. Atualmente, mais de cinco mil residentes no país são do Paquistão – uma República Islâmica. Isso não quer dizer que todos os expatriados do Paquistão sejam muçulmanos, mas a maioria é.
Uma parte da história islâmica também é encontrada dentro de Portugal, com monumentos históricos e arquitetônicos localizados na capital do país. Você encontrará muitos restaurantes halal fantásticos em Lisboa, que é conhecida por ser uma cidade extremamente amigável aos muçulmanos.
- Leia também nosso artigo: Viver em Lisboa para saber mais sobre os melhores bairros da cidade muçulmana!
A comunidade sikh em Portugal também está a crescer com estrangeiros
A aceitação da religião em Portugal não se limita ao catolicismo, ao judaísmo ou ao islamismo. A comunidade sikh é tão proeminente quanto a comunidade muçulmana e está em constante crescimento, juntamente com o número de indianos. Lisboa e Porto são as cidades preferidas pelos sikhs, e você também pode encontrar vários Gurudwaras no Porto.
O ateísmo também é cada vez mais comum em Portugal
Uma vez que todos são livres para praticar a sua religião em Portugal, ateus e agnósticos são igualmente bem-vindos. Quase 15% de toda a população se categoriza como sendo não afiliado religiosamente. Os portugueses expressam que são indiferentes a como e por que os outros querem defender seus valores.
O aumento de novos expatriados que se mudam para Portugal também tornou o ateísmo cada vez mais comum. É normal sentir-se um pouco apreensivo sobre a mudança para um país com rica cultura católica. No entanto, não há com o que se preocupar. Com pessoas se estabelecendo aqui de todo o mundo, Portugal tornou-se uma nação diversificada que aceita de todo o coração diferentes ideologias.
Feriados e festas religiosas em Portugal
Diversas culturas e ideologias fazem das ruas de Portugal uma bela celebração durante todo o ano. Há tanto para celebrar, tanto para apreciar e tanto para amar. Diferentes comunidades se apresentam e participam de festividades juntas, independentemente de fazerem parte dos mesmos sistemas de crenças.
As escolas em Portugal dão uma pausa de 2 semanas para o Natal e para a Páscoa. Além disso, o Carnaval de Mardi Gras também é comemorado no final de fevereiro e o Halloween em outubro. Uma visão incrivelmente mágica para testemunhar é como os portugueses comemoram essas férias, especialmente as férias de Natal.
O Natal em Portugal é uma das tradições religiosas mais antigas, e tem uma importância significativa para os residentes. É uma cena encantadora com refeições deliciosas, luzes por toda a cidade, pratos cheios de doces e casas cheias de presentes. A emocionante celebração reúne muitas famílias e amigos com a intenção única e exclusiva de espalhar a felicidade.
A segunda celebração religiosa mais importante em Portugal é a Páscoa, celebrada em dias diferentes, dependendo da região. Independentemente de qual parte você mora, você terá um tempo maravilhoso celebrando o doce festival.
Enquanto estes são os feriados oficiais no país, você é livre para honrar suas respectivas celebrações religiosas ao longo do ano!
Quer saber tudo sobre Portugal antes de se mudar para cá?
Se quiser saber mais sobre religião em Portugal, junte-se ao nosso grupo do Facebook: Tudo sobre Portugal para Expatriados. Nossa comunidade irá ajudá-lo a obter perspectivas autênticas de expatriados que vivem aqui, permitindo que você tome decisões mais bem informadas.
Para mais perguntas sobre as estruturas legais e sociais em Portugal, entre em contato com a equipe da Viv Europe. A nossa assessoria em Portugal já ajudou muitos expatriados e adoraríamos estar ao seu lado te auxiliando em todas as etapas do seu processo!
Se gostou deste artigo, também vai gostar de ler o nosso Guia Completo para Viver em Portugal.